V Dia da Orientação Vocacional do AEPJS 2019/2020

Hoje, realizou-se, na Escola Secundária Poeta Joaquim Serra, pelo quinto ano consecutivo, o Dia da Orientação Vocacional do Agrupamento. O planeamento e a organização foram da responsabilidade do Centro Qualifica, que contou com a preciosa ajuda das Coordenadoras dos Diretores de Turma dos ensinos básico, secundário e profissional.
No programa deste evento, constou a V Feira da Orientação Vocacional, que contou com 29 stands representantes de Escolas/Institutos/Associações/Organizações/Universidades*. E ainda, várias Sessões/Palestras/Workshops, nomeadamente, Palestra “Acesso ao Ensino Superior”; Workshop “Amigos, amigos,…decisões à parte”; Conversa em Sala: “Queres trabalhar? O 12.º tens de terminar!” e Sessão de Esclarecimento: Ingresso na Carreira Militar – Ensino Superior e Não Superior. Participaram no esclarecimento aos alunos/formandos: a organização Inspiring Future, o departamento de recursos humanos da Câmara Municipal de Montijo; militares da Marinha Portuguesa, Academia Militar; Exército Português e Guarda Nacional Republicana.
A Guarda Nacional Republicana, com o objetivo de uma maior aproximação e também conhecimento disponibilizou, no recinto escolar, aos participantes do evento, os seguintes meios, os quais suscitaram muito interesse: dois binómios cinotécnicos (cães) do Grupo de Intervenção Cinotécnico; Esquadrão a cavalo; Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro (GIPS); Unidade de Trânsito; e a Escola Segura da Secção de Policiamento Comunitário do destacamento do Montijo.
A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Montijo fez-se representar com 4 efetivos e uma viatura, com o objetivo de sensibilizar os jovens e adultos para a importância do voluntariado na ajuda ao próximo.
A par, das atividades mencionadas, houve ainda um Workshop e Mostras dos cursos profissionais a funcionar no Agrupamento, cuja dinamização esteve a cargo dos próprios alunos, com supervisão dos docentes responsáveis de cada um dos cursos. Ou sejam: Workshop: “Multimédia…O que se faz?”; Mostras: Informática... O que se faz?; Vitrinismo... O que se faz?; Apoio à Infância... O que se faz?; Animação Socio Cultural... O que se faz?; Técnico de Vendas... O que se faz?; Técnico de Turismo... O que se faz?; Técnico de Multimédia... O que se faz?. A Mostra, dos três últimos cursos mencionados, fez-se durante o decorrer de todo o evento e não em sala como nos restantes cursos. Estes alunos instalaram uma banca/bar no espaço da Feira, no caso do Curso Profissional Técnico de Vendas e Marketing; rececionaram, acompanharam e encaminharam as entidades, à medida que chegavam, para o respetivo stand, os alunos do Curso Profissional de Técnico de Operações Turísticas; e os alunos do Curso de Técnico de Multimédia realizaram o registo fotográfico e vídeo de todas as atividades deste dia.
Agradecemos a todas as entidades que participaram nesta nossa iniciativa, assim como, a todos os assistentes operacionais, professores e alunos envolvidos e que nos ajudaram, a que este evento fosse o sucesso reconhecido por muitos dos participantes e visitantes.
Desta forma, o Agrupamento de Escolas Poeta Joaquim Serra de Montijo tenta ajudar os jovens e os adultos a fazer as melhores escolhas e a desenvolver competências pessoais e sociais que os auxiliam na sua preparação para o futuro.

*Inspiring Future, Fórum Estudante, OK Estudante, ANBP-Associação Nacional de Bombeiros Profissional, Bombeiros Voluntários do Montijo, ATEC, FOR-MAR, Escola Profissional do Montijo, Escola de Medicina Tradicional Chinesa, Exército Português, Academia Militar, Guarda Nacional Republicana, Marinha Portuguesa, Instituto Politécnico de Setúbal, Instituto Politécnico de Lisboa-ESTeSL; Instituto Politécnico de Lisboa-ISEL; ETIC; EPI; ISCS; ISTEC; INETE; ECL; Universidade Europeia; Universidade Lusófona; Universidade Católica-FCH; Universidade Católica-Faculdade Direito; Universidade Nova-FCSH; Universidade de Lisboa-Faculdade de Ciências; Universidade de Lisboa-Faculdade de Farmácia; AEPJS.