Processo de RVCC

Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências


Este processo apenas é possível para candidatos adultos com necessidade de reforço de conhecimentos e competências e, com perfil adequado para o desenvolvimento de um processo de RVCC.

O encaminhamento para processo de RVCC tem por base o processo prévio de diagnóstico e orientação, tanto para os adultos que pretendem ser certificados no nível básico de escolaridade, como os que pretendem sê-lo no nível secundário.

Caso os adultos tenham entre 18 e 23 anos inclusive, terão de possuir pelos menos 3 anos de experiência profissional devidamente comprovada.

O Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências é um processo através do qual são reconhecidas, validadas e certificadas as competências que os adultos adquiriram ao longo da vida em contextos formais de educação e formação, ou em contextos não formais e informais durante a construção de um Portefólio Reflexivo de Aprendizagens, que será analisado e validado por um júri na sessão final de Certificação de Competências.

É desenvolvido ao longo de um conjunto de sessões durante as quais os candidatos são apoiados na identificação e reconhecimento das respetivas competências e na recolha de evidências que as comprovem.

O perfil de competências dos candidatos será avaliado face aos Referenciais de Competências Chave, através da aplicação de um conjunto de instrumentos de avaliação específicos ao processo.

No processo de RVCC de nível básico existem 4 áreas de Competência Chave:

  • Linguagem e Comunicação (LC);
  • Cidadania e Empregabilidade (CE);
  • Tecnologia, Informação e Comunicação (TIC);
  • Matemática para a Vida (MV).

No processo RVCC de nível secundário existem 3 áreas de Competência Chave:

  • Cultura, Língua e Comunicação (CLC);
  • Cidadania e Profissionalidade (CP);
  • Sociedade, Tecnologia e Ciência (STC).

No final do processo de RVCC, os candidatos obtêm uma certificação parcial ou total, de acordo com o perfil de competências demonstrado. A demonstração das competências dos adultos, perante um júri, é feita através da realização de uma prova, onde o adulto expõe e reflete sobre uma temática integradora, trabalhada no seu portefólio durante as sessões e também durante o seu tempo de trabalho individual, que evidencie saberes e competências das diferentes áreas de competências chave do respetivo referencial.

Download da versão em formato PDF

Ao navegar no nosso site está a aceitar que usamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Clique OK para aceitar.