Notícias do CQEP-PJS


Publicado em 2017-03-03

Dia da Orientação Vocacional do AEPJS

Celebrou-se no dia 3 de março na escola sede do Agrupamento de Escolas Poeta Joaquim Serra (AEPJS) o Dia da Orientação Vocacional. A organização coube ao Centro Qualifica a funcionar naquele agrupamento, e teve a preciosa colaboração das Coordenadoras dos Diretores de Turma, Professoras Nazaré Costa, Ana Maricato e Clara Santos, do Professor de Artes Visuais Rui Martins e também dos alunos dos Cursos Profissionais de Multimédia e de Turismo.

Este Dia foi celebrado com 2 Workshops, um dirigido ao 11.º ano, intitulado, “A melhor decisão é a tua” e o outro dirigido aos alunos que em breve vão integrar o mercado de trabalho, “Como sobreviver de salto alto e gravata?”. Houve ainda uma palestra para os alunos do 12.º ano, “Acesso ao Ensino Superior”, e uma Sessão de Esclarecimento sobre o Ingresso na Carreira Militar – Ensino Superior e Não Superior.

Paralelamente, decorreu durante o período da manhã a II Feira de Orientação Vocacional do AEPJS. Estiveram presentes 25 entidades, públicas e privadas, tais como universidades, institutos, academias de formação, forças de segurança, organizações de voluntariado, entre outras.

O objetivo foi mostrar aos visitantes, jovens e adultos, várias opções formativas e de qualificação, assim como perspetivas de ingresso no mercado de trabalho, tendo sempre o foco na importância da educação e da formação para o desenvolvimento e para o sucesso pessoal.

Publicado em 2016-04-15

II Exposição “ A Nossa Futurália"

Nas Bibliotecas da Escola Básica Integrada do Esteval e da Escola Secundária Poeta Joaquim Serra encontram-se, ao dispor da Comunidade Escolar, as exposições "A Nossa Futurália II".

Estas exposições, sobre alguma oferta formativa, de nível secundário e de nível superior, para o próximo ano letivo, têm vários folhetos informativos que os seus visitantes podem recolher.

Esta divulgação formativa está disponível a partir de dia 5 de abril de 2016.

Publicado em 2015-05-22

Assinatura de protocolo no Instituto Politécnico de Setúbal

No dia 19 de maio de 2015 a diretora do Agrupamento de Escolas Poeta Joaquim Serra, Maria Helena Lourenço, assinou um protocolo com o Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) passando o Agrupamento a pertencer à Rede de Escolas Profissionais e Secundárias da Península de Setúbal e Litoral Alentejano.

No âmbito da recente criação dos novos cursos lecionados pelo Ensino Superior Politécnico, os Cursos de Técnico Superior Profissional (Cursos TeSP), o IPS, tomou a iniciativa de contactar as diversas instituições de ensino que lecionam cursos profissionais, com o objetivo de criar uma rede de ensino profissional para a região, de modo a construir um percurso formativo desde o nível 4 (cursos profissionais) até ao nível 6 (licenciaturas).

Os Cursos TeSP, são um novo tipo de formação superior de curta duração, que não confere grau. São ministrados nos institutos politécnicos e vêm gradualmente substituir, nestes institutos, os Cursos de Especialização Tecnológica, que passarão a ser ministrados em instituições de ensino não superior. Têm uma componente de formação geral e científica, uma componente de formação técnica e uma componente de formação em contexto de trabalho, que se concretiza através de um estágio.

A criação destes cursos, que têm a duração de 4 semestres, visa introduzir, no ensino superior, uma oferta educativa de natureza profissional, de nível 5, do Quadro Europeu de Qualificações para a Aprendizagem ao Longo da Vida. É obrigatória a interação com as empresas e associações empresariais da região. O envolvimento das empresas, no auxílio da definição dos planos de estudos e na componente de formação em contexto de trabalho, mostra a forte inserção regional.

Podem candidatar-se aos TeSP:

  • Os titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente;
  • Os que tenham sido aprovados nas provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos;
  • Os estudantes que, tendo obtido aprovação em todas as disciplinas dos 10.º e 11.º anos de um curso de ensino secundário, ou de habilitação legalmente equivalente, e não tendo concluído o curso de ensino secundário, sejam considerados aptos através de prova de avaliação de capacidade a realizar pela instituição de ensino superior;
  • Os titulares de um diploma de especialização tecnológica, de um diploma de técnico superior profissional ou de um grau de ensino superior, que pretendam a sua requalificação profissional.

Para mais informações podem os interessados dirigir-se ao Centro para a Qualificação e o Ensino Profissional (CQEP) do Agrupamento.

Publicado em 2015-02-06

Visita à ATEC - Feira das Profissões

Os alunos do 11º ano do curso Profissional de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos (TGPSI) da Escola Secundária Poeta Joaquim Serra participaram na Feira das Profissões, que se realizou no dia 6 deste mês, na Academia de Formação – ATEC, que é participada pelas empresas Volkswagen, Siemens, Bosch e pela Câmara de Comércio e Indústria Luso-Alemã.

Este grupo de jovens, à medida que, na feira, iam decorrendo as visitas guiadas pelos formandos desta academia, foram contactando com os recursos materiais disponíveis, assim como tomando conhecimento do trabalho que se desenvolve durante e após concluído cada um dos cursos. Os discentes de TGPSI mostraram-se interessados em compreender e conhecer o mundo profissional, ao contactar com algumas profissões técnicas com elevada procura no mercado de trabalho. Observaram diversas simulações de profissões, o que lhes deu uma ideia sobre o que se desenvolve em cada um dos cursos e os ajudou a clarificar uma escolha, de forma mais consciente, para um futuro profissional.

O maior interesse destes alunos centrou-se nos cursos de especialização tecnológica(CET). Estão, aproximadamente, a um ano de terminar o ensino secundário e um CET dá-lhes uma especialização numa área, uma vez que tem por objetivo aprofundar o nível de conhecimentos científicos e tecnológicos e o desenvolvimento de competências pessoais e profissionais, permitindo também, caso venha a ser do seu interesse, o prosseguimento de estudos num curso superior.

Estes e outros jovens alunos quer da escola, quer de outro estabelecimento de ensino, assim como qualquer adulto, para esclarecimento de dúvidas sobre o prosseguimento da sua formação escolar ou profissional, podem dirigir-se ao Centro para a Qualificação e o Ensino Profissional (CQEP) do Agrupamento de Escolas Poeta Joaquim Serra. O CQEP está na Escola Secundária Poeta Joaquim Serra e informa, orienta e encaminha, para uma instituição de formação, qualquer cidadão que o procure.

Artigo e Fotos - 11.º E2

Publicado em 2015-01-02

I Encontro Nacional da Rede de CQEP

No dia 11 de dezembro de 2013 foi feito, sob a organização da Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP), o lançamento dos Centros para a Qualificação e o Ensino Profissional (CQEP). Nesta mesma data, no ano de 2014, dois elementos da equipa do CQEP Poeta Joaquim Serra, participaram no I Encontro Nacional da Rede de CQEP, que se realizou na Exponor. O encontro teve como tema “Dinâmicas de Qualificação e Articulação entre stakeholders: perspetivas e desafios”, sendo o objetivo principal fazer o balanço das práticas desenvolvidas até à presente data e perspetivar o futuro destes Centros.

Os elementos participantes no encontro foram, alegremente, recebidos, por membros da Associação para o Desenvolvimento Integrado da Cidade de Ermesinde (ADICE), que trabalham no CQEP de Valongo, ao som de uma melodia, cujo refrão referia o papel dos Centros e que foi adotado como o “hino dos CQEP”.

Durante o dia passaram pelo auditório várias entidades, que partilharam a sua experiência. No 1.º painel, moderado pelo vogal do Conselho Diretivo da ANQEP, Francisco Marques, foram ouvidos: Paulo Nunes Almeida, representante da Associação Empresarial de Portugal-Câmara de Comércio e Indústria, que exaltou a sua intervenção no âmbito da atuação relativa à formação; Jorge Mesquita, diretor do Centro de Formação Sindical e Aperfeiçoamento Profissional (CEFOSAP), cuja apresentação foi, também, ao encontro da importância da formação. Para terminar as intervenções deste painel, assistimos à intervenção do Vereador da Educação, Conhecimento e Empreendorismo da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, subordinada ao tema: “A identificação de necessidades de qualificação nos diferentes territórios”, tendo como exemplo a Comunidade Intermunicipal (CIM) do Ave.

O Diretor do Conselho Diretivo da ANQEP encerrou as intervenções do período da manhã, comunicando com a audiência sobre o papel dos CQEP enquanto promotores do envolvimento dos stakeholders nas dinâmicas de qualificação. O Diretor procedeu, também, ao balanço sobre o primeiro ano de trabalho dos CQEP e recordou alguns estudos elaborados, quer a nível nacional, quer internacional, os quais sustentam algumas das decisões tomadas.

Durante o período da tarde, assistiu-se à intervenção do Delegado Regional do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) Norte, César Ferreira, que se centrou na formação em contexto empresarial e na resposta das entidades formadoras às necessidades identificadas pelas empresas; da Coordenadora do CQEP do Centro de Formação Profissional da Reparação Automóvel (CEPRA), que se focou na referência à adoção de modelos de garantia da qualidade nas práticas dos CQEP, exemplificando o caso do seu centro e a experiência ao longo de vários anos.

No encontro foi, ainda, apresentado o "Guia de Referência para a Qualidade nos CQEP". Maria João Alves, da ANQEP, salientou a importância do documento, nomeadamente os seus princípios orientadores e as atividades correspondentes às diferentes etapas de intervenção, no contexto de atuação dos Centros.

Por último, os trabalhos foram concluídos, após um registo dos principais constrangimentos, identificados pelos CQEP, num só texto, apresentado pelo Presidente do Conselho Diretivo da ANQEP, Gonçalo Xufre, a ser apresentado às entidades competentes, para que possam ser colmatadas as dificuldades encontradas no terreno pelos vários Centros.

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