Protocolo no Instituto Politécnico de Setúbal

No dia 19 de maio de 2015 a diretora do Agrupamento de Escolas Poeta Joaquim Serra, Maria Helena Lourenço, assinou um protocolo com o Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) passando o Agrupamento a pertencer à Rede de Escolas Profissionais e Secundárias da Península de Setúbal e Litoral Alentejano.

No âmbito da recente criação dos novos cursos lecionados pelo Ensino Superior Politécnico, os Cursos de Técnico Superior Profissional (Cursos TeSP), o IPS, tomou a iniciativa de contactar as diversas instituições de ensino que lecionam cursos profissionais, com o objetivo de criar uma rede de ensino profissional para a região, de modo a construir um percurso formativo desde o nível 4 (cursos profissionais) até ao nível 6 (licenciaturas).

Os Cursos TeSP, são um novo tipo de formação superior de curta duração, que não confere grau. São ministrados nos institutos politécnicos e vêm gradualmente substituir, nestes institutos, os Cursos de Especialização Tecnológica, que passarão a ser ministrados em instituições de ensino não superior. Têm uma componente de formação geral e científica, uma componente de formação técnica e uma componente de formação em contexto de trabalho, que se concretiza através de um estágio.

A criação destes cursos, que têm a duração de 4 semestres, visa introduzir, no ensino superior, uma oferta educativa de natureza profissional, de nível 5, do Quadro Europeu de Qualificações para a Aprendizagem ao Longo da Vida. É obrigatória a interação com as empresas e associações empresariais da região. O envolvimento das empresas, no auxílio da definição dos planos de estudos e na componente de formação em contexto de trabalho, mostra a forte inserção regional.

Podem candidatar-se aos TeSP:

• Os titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente;
  • Os que tenham sido aprovados nas provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos;
  • Os estudantes que, tendo obtido aprovação em todas as disciplinas dos 10.º e 11.º anos de um curso de ensino secundário, ou de habilitação legalmente equivalente, e não tendo concluído o curso de ensino secundário, sejam considerados aptos através de prova de avaliação de capacidade a realizar pela instituição de ensino superior;
  • Os titulares de um diploma de especialização tecnológica, de um diploma de técnico superior profissional ou de um grau de ensino superior, que pretendam a sua requalificação profissional.

Para mais informações podem os interessados dirigir-se ao Centro para a Qualificação e o Ensino Profissional (CQEP) do Agrupamento.