I Encontro Nacional da Rede de CQEP

Publicado em

No dia 11 de dezembro de 2013 foi feito, sob a organização da Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP), o lançamento dos Centros para a Qualificação e o Ensino Profissional (CQEP). Nesta mesma data, no ano de 2014, dois elementos da equipa do CQEP Poeta Joaquim Serra, participaram no I Encontro Nacional da Rede de CQEP, que se realizou na Exponor. O encontro teve como tema “Dinâmicas de Qualificação e Articulação entre stakeholders: perspetivas e desafios”, sendo o objetivo principal fazer o balanço das práticas desenvolvidas até à presente data e perspetivar o futuro destes Centros.

Os elementos participantes no encontro foram, alegremente, recebidos, por membros da Associação para o Desenvolvimento Integrado da Cidade de Ermesinde (ADICE), que trabalham no CQEP de Valongo, ao som de uma melodia, cujo refrão referia o papel dos Centros e que foi adotado como o “hino dos CQEP”.

Durante o dia passaram pelo auditório várias entidades, que partilharam a sua experiência. No 1.º painel, moderado pelo vogal do Conselho Diretivo da ANQEP, Francisco Marques, foram ouvidos: Paulo Nunes Almeida, representante da Associação Empresarial de Portugal-Câmara de Comércio e Indústria, que exaltou a sua intervenção no âmbito da atuação relativa à formação; Jorge Mesquita, diretor do Centro de Formação Sindical e Aperfeiçoamento Profissional (CEFOSAP), cuja apresentação foi, também, ao encontro da importância da formação. Para terminar as intervenções deste painel, assistimos à intervenção do Vereador da Educação, Conhecimento e Empreendorismo da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, subordinada ao tema: “A identificação de necessidades de qualificação nos diferentes territórios”, tendo como exemplo a Comunidade Intermunicipal (CIM) do Ave.

O Diretor do Conselho Diretivo da ANQEP encerrou as intervenções do período da manhã, comunicando com a audiência sobre o papel dos CQEP enquanto promotores do envolvimento dos stakeholders nas dinâmicas de qualificação. O Diretor procedeu, também, ao balanço sobre o primeiro ano de trabalho dos CQEP e recordou alguns estudos elaborados, quer a nível nacional, quer internacional, os quais sustentam algumas das decisões tomadas.

Durante o período da tarde, assistiu-se à intervenção do Delegado Regional do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) Norte, César Ferreira, que se centrou na formação em contexto empresarial e na resposta das entidades formadoras às necessidades identificadas pelas empresas; da Coordenadora do CQEP do Centro de Formação Profissional da Reparação Automóvel (CEPRA), que se focou na referência à adoção de modelos de garantia da qualidade nas práticas dos CQEP, exemplificando o caso do seu centro e a experiência ao longo de vários anos.

No encontro foi, ainda, apresentado o "Guia de Referência para a Qualidade nos CQEP". Maria João Alves, da ANQEP, salientou a importância do documento, nomeadamente os seus princípios orientadores e as atividades correspondentes às diferentes etapas de intervenção, no contexto de atuação dos Centros.

Por último, os trabalhos foram concluídos, após um registo dos principais constrangimentos, identificados pelos CQEP, num só texto, apresentado pelo Presidente do Conselho Diretivo da ANQEP, Gonçalo Xufre, a ser apresentado às entidades competentes, para que possam ser colmatadas as dificuldades encontradas no terreno pelos vários Centros.

Abrir Link

Quer terminar os seus estudos?

Pode fazer a inscrição online ou fazer a sua inscrição presencialmente nas nossas instalações. Estamos localizados na Escola Secundária Poeta Joaquim Serra de Montijo, no Afonsoeiro - Montijo. O nosso horário de funcionamento é de 2ª a 6ª-feira, das 9h às 19h.

Para mais informações, contacte-nos:
212 326 671

Ao navegar no nosso site está a aceitar que usamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Clique OK para aceitar.