Dia da Orientação Vocacional do AEPJS

Celebrou-se no dia 3 de março na escola sede do Agrupamento de Escolas Poeta Joaquim Serra (AEPJS) o Dia da Orientação Vocacional. A organização coube ao Centro Qualifica a funcionar naquele agrupamento, e teve a preciosa colaboração das Coordenadoras dos Diretores de Turma, Professoras Nazaré Costa, Ana Maricato e Clara Santos, do Professor de Artes Visuais Rui Martins e também dos alunos dos Cursos Profissionais de Multimédia e de Turismo.

Este Dia foi celebrado com 2 Workshops, um dirigido ao 11.º ano, intitulado, “A melhor decisão é a tua” e o outro dirigido aos alunos que em breve vão integrar o mercado de trabalho, “Como sobreviver de salto alto e gravata?”. Houve ainda uma palestra para os alunos do 12.º ano, “Acesso ao Ensino Superior”, e uma Sessão de Esclarecimento sobre o Ingresso na Carreira Militar – Ensino Superior e Não Superior.

Paralelamente, decorreu durante o período da manhã a II Feira de Orientação Vocacional do AEPJS. Estiveram presentes 25 entidades, públicas e privadas, tais como universidades, institutos, academias de formação, forças de segurança, organizações de voluntariado, entre outras.

O objetivo foi mostrar aos visitantes, jovens e adultos, várias opções formativas e de qualificação, assim como perspetivas de ingresso no mercado de trabalho, tendo sempre o foco na importância da educação e da formação para o desenvolvimento e para o sucesso pessoal.